Pular para o conteúdo principal
Para quem um dia pretenda fazer essa cirugia, gostaria de esclarecer que o processo não é demorado. Claro, que cada caso é um caso. Mas, vou tentar resumir levando em consideração o meu processo.
Quando a redução me foi sugerida, não tinha plano de saúde, então meu primeiro passo foi providenciar um. Os planos de saúde demoram seis meses para liberar essa cirurgia( caso plano empresarial) ou dois anos( plano particular). Fiz o plano pelo CROMG então garanti que depois de seis meses me fosse liberado tal procedimento.
Perto de quatro meses e meio de plano, dei início ao processo.
Foram em sequencia: primeiro cirurgião, onde ele te avalia e olha se você está apta a fazer a bariátrica, para isso exige-se que se tenha um IMC ( índice de massa corporal) igual ou superior a 40. Isso para quem não tem nenhum problema de saúde associado ( no caso, eu que não pego nem gripe).
Para quem tem outros problemas de saúde é outra história...
Assim que o cirurgião te avalia tá dada a largada para  exames e laudos que você tem que providenciar.
Exames de sangue, endoscopia e ultrassom abdominal e um tal exame de bioempedância. Depois de todos os resultados em mãos vamos aos laudos.
Endocrinologista, nutricionista, cardiologista, psicólogo, fisioterapeuta, anestesista Ufa...
Esses foram os laudos que precisei.
Lembrando que fiz tudo em um só lugar então nem todas as consutas foram cobertas pelo plano de saúde. Consegui tudo com exatos cinquenta e três dias.
No retorno ao cirurgião é hora de definir a técnica usada para então dar entrada na perícia.
É uma hora meio confusa porque existem duas técnicas mais usadas no Brasil. A bypass onde o estômago é reduzido e o trânsito intestinal é desviado, e a sleeve onde seu estômago é só diminuido.
Aparentemente, a bypass a perda de peso é mais rápida, mas as consequências pelo desvio do intestino levam a perdas nutricionais importantes.
A sleeve é menos agressiva, mas a perda de peso e o histórico de rebanho se peso é maior.
Enfim, todas tem prós e contra, como tudo na vida.
Deixei com que o cirurgião escolhesse, achei que ele estava mais qualificado que eu...
A tão temida perícia foi marcada. Jesus, que estresse por nada.
Foi super simples, só me pesaram e me mediram olharam os laudos médicos e pronto.
A espera de um dia e meio foi eterna, mas enfim, após um sms, estava lá minha cirurgia aprovada.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A internet realmente tem um dubialidade incrível... Ela ajuda muito quando encontramos postagens sérias mas, atrapalha sobremaneira quando não filtramos alguns comentários. Eu fiz o método sleeve que é uma técnica menos restritiva e com menos déficits nutricionais, em contrapartida, a perda de peso é mais lenta e o percentual de peso perdido geralmente é menor... Porquê escrevi isso? Porque assim que sai do hospital entrei logo em grupos de Whattapp, Facebook para poder entender melhor as coisas, para ver se as pessoas sentiam o mesmo que eu, para saber se elas tinham perdido a mesma quantidade de peso. Quer saber?? Hoje com três meses e meio sai de todos... Somos únicos, nossos medos, anseios e expectativas também. Não que os grupos não nos acrescente, mas o filtro tem que está ligado o tempo todo... Minha experiência?? Passei quase 30 dias com cólica renal, uma dor insuportável do lado esquerdo próximo ao umbigo e todos do grupo diziam ser gases. Mas você podia ter procurado s
Antes torcia para que quando saísse de casa ninguém reparasse que a roupa estava apertada, ou que continuava ganhando peso. Torcia para ser invisível... Agora minhas preocupações mudaram um pouco, até porque hoje atraio olhares curiosos que ficam loucos para me ver chegar e repetir sempre a mesma frase:"E aí!? Já perdeu quanto??". Acho que ficam me observando tentando encontrar alguma coisa para poder comparar; um tipo" antes e depois". Engraçado de tudo é quando os encontros são gastronômicos... Já ouvi tanta barbaridade, tantos comentários. Desde os famosos " você pode comer isso??, ou só cabe esse tanto?... " , até " ia te chamar mas, como ia ter comida achei que você não ia ficar confortável. " Peraí.... Entendam, ninguém vive de luz. Até onde sei os humanos ainda não fazem fotossíntese e independente do tamanho do estômago elas obrigatoriamente vão comer. A restrição alimentar maior é nos primeiros trinta dias. Nada insuportável... P
As coisas são confusas e estão confusas... Sinto fome que não é fome, sinto alegria que se transforma em tristeza, sinto medo que se transforma tem certeza... Vou explicar porque... A fome, como disse antes, é vontade de comer, que não passa tão facilmente. Não é fácil explicar para você mesma que não gosta das coisas que gostava antes. Abrindo um parênteses:  quando a cirurgia foi aprovada eu quis me despedir das comidas, confesso que foi a maior burrada que fiz. Hoje vejo as coisas e tento me convencer que não gosto ou não quero, mas é mentira. Apesar que eu finjo bem... Sinto alegria por ter dado um passo importante para o fim da obesidade que se transforma rapidamente em tristeza por não ver isso acontecer tão rápido... Abrindo outro parênteses: A expectativa que temos ao fazer essa cirugia é que vamos correr risco de vida, ficar completamente vulnerável, mas que depois de 10 dias estaremos num corpo novo, 20 quilos mais magra. Não é tão simples... Você continua gorda e tudo é